Mudar para melhorar só com lei?



Quantas pessoas em Portugal vivem com algum tipo de deficiência? Seja ela visual, intelectual, motora, auditiva, sensorial, sendo ela inata ou adquirida?
Estas pessoas possuem direitos? Ela estão realmente integradas na sociedade?
Vejo uma constante busca pela inclusão das crianças deficientes no sistema educaticional Português. O que é muito válido e necessário.
Todavia, integrá-la e garantir que as pessoas deficientes tenham acesso as demais atividades como eventos culturais com acesso facilitado e mais justo, não vejo acontecer. 
Acredito que depender da boa vontade das instituições não seja o caminho, pois o bom senso muitas vezes passa ao lado, quando se trata de diversidade. Porque infelizmente para boa parte da sociedade o deficiente continua a ser INVISÍVEL!
É lamentável chegar a esta conclusão, mas é raro vermos pessoas deficientes em eventos e atividades culturais. Poucas vezes encontramos algum.
Por este motivo acredito que apenas através de lei esta situação possa ser alterada, garantindo que se uma pessoa com deficiência quiser estar presente em eventos culturais ela o faça de forma facilitada. Sem ter que pedir, por favor, sem tem que mendigar desconto. Tendo acesso a locais dentro do espaço onde irá decorrer o evento, onde sinta-se bem e possa desfrutar da melhor maneira possível aquele momento.
As leis regem a vida em sociedade e penso que através delas podemos ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida!

Para quem quiser conhecer...


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...