Aprendizagem constante

Estive reparando que meu vocabulário é capacitista. Acredito que justamente por estar imensa numa sociedade que vê a deficiência como sentença de fracasso .

Aos poucos vou descobrindo que o fracasso existe sobretudo, onde esta ideia é reforçada. Onde não há recursos capazes de atender demandas específicas. Vez ou outra por falta de planejamento, de recursos financeiros, mas acima de tudo por falta de credibilidade. Como vamos apoiar algo em que não acreditamos?

Com o tempo o vocabulário utilizado para se referir a uma pessoa com deficiência ou com perturbação do desenvolvimento foi se modificando e continuação a sofrer mudanças. Penso que é uma mudança positiva com intuito de evitar o preconceito e a segregação. Com o objetivo de sermos mais respeitosos e menos preconceituosos.

Eu nunca havia ouvido falar de capacitismo, tenho lido a respeito e buscado informação. Percebo que há poucos estudos ainda sobre este tema e que é uma discussão que precisa ser levantada e trazida à tona para que possamos mudar enquanto sociedade. 

Quando compreendermos a dimensão deste assunto, vamos encontrar também soluções mais eficazes para o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e com perturbação do desenvolvimento. E com isto, haverá  espaço para que elas possam de facto viver com mais liberdade, plenitude e autonomia para fazer tudo aqui que elas desejarem e que consigam encontrar soluções para as dificuldades que por ventura existir. Inclusive desenvolver uma atividade remunerada e ser de facto incluída em todos os espaços da sociedade.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...