Onde está a paz em meio ao caos…

​Este texto é para todos aqueles que pensam que em Portugal não há problemas que pensam que viver na Europa é maravilhoso.

O Mundo vive sérios problemas. Muitas vezes não é mudando de país que vamos resolvê-los…pense sempre e priorize o que é mais valioso para você antes de tomar uma atitude!

Pensa o que você pode fazer hoje para ter paz interior que se reflita onde você vive.

Após alguns minutos vendo as notícias do jornal: guerra, perigo de extinção de espécies devido às alterações climáticas, crise económica e política, greve de diversos setores, descontentamento revolta e indignação, estas rimas se formaram no meu coração e no meio da noite, entre o cuidar de um filho e outro as registrei para que fossem lidas e compartilhadas se achar que fazem sentido.

Publiquei no Instagram em janeiro 2023

Para que pensemos que mundo construímos todos os dias para nossas crianças.

Para parar um pouquinho o ritmo e visitar os sonhos que nutrimos na nossa infância e quanto de ingenuidade tínhamos dentro de nós e o quanto nos foi roubado desta pureza que nos faz ser bons e ter atitudes de compaixão.

Estamos num eminente movimento de sobreviver e existir custe o que custar. Num salvem-se quem puder constante. Sonhamos e nossos sonhos são roubados por um sistema predador e eficiente em manter os ricos cada vez mais e ricos e os pobres cada vez mais miseráveis e desesperados para que o tempo passe o mais rápido possível em busca de dias melhores. Entretanto para a maioria estes nem sempre chegam.

Quem não aguenta a pressão não encontra outra alternativa, e muitas vezes põe fim ao bem mais precioso que possui: a própria vida! Precisamos estar atentos e nos ajudar para prevenir o suicídio que vêm crescendo.

Só um exemplo:

No mês em que devemos ter atitudes de paz e lutar por ela vejo pais desesperados sem saber o que fazer com os filhos sem escola, correm o risco de perder o trabalho, que já é precário e mal da para o sustento.

Em contrapartida professores cansados de viverem a vida toda sendo escravos de um sistema que não os valoriza, não os colhe e não os respeita. Mas os usa como objeto descartável e de fácil substituição, motivo pelo qual se submetem a ir e vir para onde há vagas como que se pudesse mudar a cada ano letivo e refazer a vida onde calhar.  Me candidato ha 6 anos e nunca fui chamada, ninguém que escolha estar perto da família sem experiência aqui em Portugal consegue ser colocada. Um dia a corda fica tão esticada que a única forma é lutar. Este momento chegou…e a paz fica onde nesta história? 

Vamos viver alienados a vida toda? Eu não tenho respostas, mas penso sobre estas questões e como resolvê-las. Vou tentando cuidar de quem está a minha volta, levando a vida com dignidade, amor e respeito. 

Sigo trabalhando através das redes sociais, dou palestras que abordam a importância da inclusão para crianças. Palestras sobre a importância das histórias para a conexão com a criança, com objetivo de preservar a saúde mental das crianças para que elas tenham pais, professores próximos que dedicam tempo para elas, as acolhem e tornam o mundo delas um mundo bom para se viver. 

Aqui em casa faço isso e utilizo as histórias muitas vezes como recurso para explicar certas situações, para acalmar a ansiedade, para ajudar meus filhos a saber manter a calma sem violência até solucionar um conflito, porque vivemos no caos e eles são expostos a situações conflituosas, precisam desenvolver  estratégias para lidar com os problemas e merecem serem ouvidas e amadas.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...