Pai uma referência para toda a vida

 No segundo domingo de Agosto é comemorado o dia dos pais no Brasil.


Meu pai chamava-se José. A vida quis que ele me deixasse quando eu tinha ainda 15 anos e,  precisava ainda muito da sua presença. Sofri demais, e penso que sempre vou sentir a sua falta.

Agora após 28 anos de ausência física daquele homem, tão lutador, honesto e amoroso eu consigo ser grata pelo privilégio de o ter conhecido e ter experimentado o amor que ele sentia por mim por quinze anos. Ele tinha defeitos, todo ser humano tem, mas como pai ele era protetor, compreensivo, carinhosos e justo. Aprendi com as qualidades e defeitos dele, porque nós filhos somos assim, aprendemos com os modelos que temos à nossa volta durante toda a vida!

Então, mais do que viver dando sermão precisamos ser exemplo constante de tudo aquilo que consideramos necessário que nossos filhos aprendam.

Apenas quando o Pai e a sociedade compreender, que ele é tão importante quanto a Mãe, muitos paradigmas serão quebrados e haverá mais harmonia no lar, que beneficiará a todos, principalmente a criança. Porque ambos são as primeiras referências para a criança e precisam ser igualmente responsáveis por amar, cuidar, educar, alimentar, proteger e acompanhar o crescimento de seu filho, para que ele cresça e tenha recordações positivas deste laço tão forte, que perdura por toda a sua existência.

O pai continua a ser pai mesmo que esteja separado fisicamente de seu filho uma pessoa muito especial. Um pai pode emocionar-se perante sua criança, será através destas expressões de emoção que ensinará o filho, mesmo se não disser uma palavra, a modular as emoções. Não precisa esconder o choro (homem, chora!), não precisa esconder a dor ou a raiva em situações delicadas, esta será uma ótima oportunidade para seu filho aprender que todos temos sentimentos. Lembre-se apenas de não se exceder. Se conseguir explique o que ocorreu…

Gostaria de relembrar que os pais serão sempre os primeiros heróis de seus filhos, os mais importantes e que isto é muito sério e importante. Portanto, não quebrem a confiança que seus filhos tem em você. O amor de um filho não precisa ser comprado, ele nasce com a criança, só precisa como qualquer sentimento ser alimentado com presença, respeito, cuidado e carinho. Vejo muito filhos órfãos de pais vivos, e o tempo passa muito rápido, quando o pai se dá conta já não há como voltar atrás. Haverá marcas profundas desta ausência!

Pai é todo homem que acolhe uma criança, seja ela como for, e lhe oferece amor incondicional! Não tenha medo de repreender seu filho, ele precisa saber quando faz algo que não é bom para ele mesmo ou para o outro. Ajude-o, não o julgue e por mais que doa, não encubra seus erros, ensine-o a repará-los sempre que possível, desde de pequenos.

Aproveite o dia dos pais e esteja com seu filho, este sem dúvida é o seu melhor presente. Ver que sua história tem continuidade na vida desta criança que vai levar sempre consigo a memória do pai que você foi!

Eu carrego comigo a memória do meu saudoso pai, que me ensinou a aguentar firme toda tempestade, esperar pela calmaria com fé, e reconstruir tudo o que ficou destruído com paciência, sendo justa, amorosa e honesta.

Feliz dia dos pais!










VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...