Porque temos uma pessoa deficiente tem que pedir para passar a frente para ser atendido primeiro?

Outro dia me peguei a pensar novamente sobre isto da inclusão. 

Uma pessoa com deficiência intelectual como meu filho, precisa de cuidados constante, vigilância 24 horas por dia, de medicamentos e muita atenção.
Só nos damos conta de que não estamos preparados para ter filhos que dependam de nós a vida toda quando temos um. O que se espera quando se está esperando um filho é que ele dependa de ti por um tempo, mas que se torne independente e que tenha sua própria vida. 
Nós estimulamos nosso Victor e fazemos de tudo para que ele tome consciência de si e do mundo que o cerca. Às vezes percebo que ele sente-se cansado de ser cobrado a viver de acordo com a norma, a se portar como a sociedade quer que ele se comporte. 
Nesses momentos fico triste, porque no fundo nós queremos que ele se adeque ao mundo, mas o mundo parece nunca estar disposto a se adequar a ele! A aceitá-lo tal como ele é. 
Não consigo perceber porque uma pessoa deficiente tem que pedir para passar à frente para ser atendido primeiro?
Espero que ao saber o que se passa compreendam minha duvida.
Eu o levei ao supermercado, pois ele me pede toda a semana para ir. E mais uma vez tive que expor a dificuldade dele para todos os presente na fila, pois não há um caixa prioritário, no qual possamos aguardar poucos minutos e ser atendidos. Somente expondo a situação para quem está na fila e a pessoa concedendo o direito de passar a frente, é que ele pode ser atendido primeiro!
Este é o procedimento...
Todos tem direitos iguais e, sendo assim evita-se que pessoa com deficiência se sinta discriminada. O que?
Eu penso diferente. Talvez porque sinta na pele o constrangimentos de pedir que as inúmeras pessoas deixem meu filho passar à frente, como se ele pudesse esperar e fosse apenas um capricho. Tenho que lhes pedir que retirem suas compras, que esperem, porque ele não consegue esperar, mas quer ir ao mercado escolher o que gosta e sentir-se como as demais crianças!
Penso que ter um caixa especialmente destinado para estas pessoas vai oferecer à eles a possibilidade de serem atendidos rapidamente sem precisar expor sua vulnerabilidade. Meu filho não consegue esperar muito tempo, há quem não possa estar muito tempo em pé, e tantos outros condicionalismo que existem... Seria tão bom apenas haver um caixa que os atendesse e se houvesse dúvida o atestado multiusos resolveria a questão.
Penso que incluir é oferecer condições de igualdade, no sentido de que a pessoa possa fazer o mesmo que as demais, sendo oferecidas as melhores condições para o fazer!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...