Víctor realizou outro sonho: ver um jogo no Estádio do Dom Afonso Henrique do Vitória Sport Clube

O Víctor há anos pede para conhecer o estádio e ver uma partida de futebol. Devido ao frio e as constantes sinusites tivemos que adiar este evento por várias vezes.

Para quem não sabe o Víctor possui uma doença rara chamada ACIDEMIA Metilmalonica e homocistinuria (cblc) uma doença grave que comprometeu a sua visão e causou autismo secundário. Ele toma todos os dias medicações e uma injeção bem dolorosa.

Um dos interesses dele são os clubes de futebol e estádios. Há dois anos mudamos da Maia, onde vivemos seis anos, para Guimarães. E o estádio é num local onde passo sempre com ele. Desde o primeiro dia em que o Victor viu o estádio passou a me pedir para ir. Um dia entramos sem pretensão alguma e fomos tão bem recebidos. A partir dali ele aprendeu o hino do clube, sabe o nome de alguns jogadores e realmente se envolve.

Tivemos a oportunidade de levá-lo para assistir ao primeiro jogo no estádio Dom Afonso Henrique em Guimarães no último dia 01 de Abril de 2023. Eu havia entrado em contacto com a direção do clube e expliquei a situação e todos foram maravilhosos connosco. Preocupados com os detalhes para que tudo corresse bem. Inclusive nos ofereceram os bilhetes. 

Foi emocionante a forma como ele se portou. Muito responsável desde o percurso com a Mira (sua cadela de assistência) até estar lá dentro. Queria ir apenas segurando na trela sem dar a mão para ninguém.  

A equipe/a de segurança já sabia da nossa presença e entramos muito rapidamente sem espera, sem nenhum inconveniente. Esperar em filas é uma das formas mais corriqueiras de desestabilizá-lo emocionalmente.

Outro fator que contribuiu para que tudo corresse bem. O deixaram bem a vontade para escolher onde sentar. O Víctor sentiu-se muito seguro, estava com pessoas que ele conhece e sente-se bem. O resultado não poderia ser outro muita alegria e tudo correu tão bem!!!

Foi emocionante vê-lo cantar o hino com a torcida, vibrar a cada possibilidade de gol (golo) e sacudir a arquibancada com o entusiasmo e alegria que ele possui!

Em alguns momento de maior tensão, ele sentiu-se mais inseguro e procurou pela Mira. Fomos dar uma volta e quando ele sentiu que estava tudo bem voltou para terminar de ver o jogo. Foram situações pontuais e rápidas. Apesar de eu habituá-lo aos barulhos a hipersensibilidade auditiva é outro fator de stress para ele.

Ficamos realmente muito satisfeitos com esta experiência que encheu o coração de todos nós e principalmente o coração de Víctor de alegria. Não teve golo neste dia, mas para nós estar ali foi muito especial! Saímos do estádio todos mais Vitoriosos e resilientes!!!

A doença do Víctor infelizmente não tem cura. Não existe um prognóstico para a perda visual. Entanto família nós fazemos de tudo para que ele tenha boas experiências, buscamos realizar os sonhos que ele possui, proporcionar momentos de alegria para que guarde na memória e dentro de si a certeza de que é amado e que vale a pena viver!

Quem quiser saber mais sobre os cães de assistência pode adquirir o livro “Mira a cadela que nasceu para amar” que publiquei no fim do ano passado. Também tenho à disposição o livro “ As inseparáveis chuteiras do André”. Ao adquirir meus livros está contribuindo para continuarmos nossa missão enquanto pais deste menino raro que nos desafia a ser melhores a cada dia!


Gratidão Vitória Sport Clube por esta oportunidade de tornar realidade outro sonho do nosso Víctor, Vitorioso!!!

Video com Victor cantando o hino  "Sou Vitória", cedido pelo Vitória Sport Clube



VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Ficarei feliz em saber o que você pensa sobre os assuntos que abordo.
Convido-lhe a utilizar este espaço para que eu possa conhecer também suas ideias e experiências.

Post em destaque

Homenagem às Mães

Queridos, Este ano está sendo atípico. Estamos vivendo momentos de diversas dúvidas, incertezas, dificuldades.  Toda famíli...